O ciclo de debates das presidenciais de 2026 entra hoje numa das suas noites mais mediáticas, com o confronto entre Luís Marques Mendes e André Ventura, a partir das 21h na SIC, num momento decisivo desta fase televisiva da campanha. A agenda eleitoral tem-se intensificado à medida que os oito candidatos se sucedem em confrontos diretos, oferecendo aos eleitores comparações cada vez mais claras entre estilos, propostas e posicionamentos políticos.
Desde o arranque oficial deste ciclo, os debates transformaram-se no principal palco de escrutínio público. São, no total, 28 confrontos, distribuídos pelos três canais generalistas até 22 de dezembro, numa maratona que começou com o encontro entre André Ventura e António José Seguro na TVI e que continua a marcar o ritmo da campanha.
As discussões televisivas ganharam ainda destaque adicional depois da recomendação emitida pela Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC), na sequência das queixas da MediaLivre sobre a exclusão de canais como CMTV e Now. A ERC esclareceu que as recomendações não inviabilizam a realização dos debates já acordados entre RTP, SIC e TVI. A direção de informação da SIC reiterou essa posição, com Bernardo Ferrão a sublinhar que os debates “vão decorrer tal como previsto nos três canais generalistas”, afirmando que a deliberação do regulador não altera o modelo definido.
O debate desta terça-feira assume particular relevância por juntar dois candidatos que procuram captar eleitorados distintos e marcar fronteiras políticas claras. Luís Marques Mendes, antigo líder do PSD e comentador político de longa data, tenta afirmar-se como uma alternativa moderada, focada em estabilidade institucional e credibilidade governativa. André Ventura, líder do Chega, aposta num discurso de rutura e numa estratégia assente na mobilização emocional do eleitorado, reforçando temas como segurança, autoridade e reformas estruturais exigentes.
O encontro de hoje será acompanhado de perto devido ao impacto que poderá ter nas dinâmicas da semana, num momento em que os candidatos calibram estratégias e afinam discursos para a reta final televisiva. Após o debate na SIC, a agenda prossegue já amanhã na RTP, com o frente a frente entre João Cotrim de Figueiredo e Jorge Pinto, mantendo ativo um calendário apertado que tem definido grande parte da narrativa pública da campanha.
Numa eleição marcada pela diversidade ideológica e pela intensidade mediática, cada confronto se tornou uma oportunidade para consolidar apoios e conquistar indecisos. Mas é o debate desta noite que concentra as expectativas, pela visibilidade dos intervenientes e pelo peso político que ambos transportam para esta corrida presidencial, que culminará no sufrágio de 18 de janeiro de 2026.
Calendário dos debates presidenciais até 22 de dezembro de 2025
25 de novembro, terça-feira, SIC – Luís Marques Mendes vs. André Ventura
26 de novembro, quarta-feira, TVI – Jorge Pinto vs. Henrique Gouveia e Melo
27 de novembro, quinta-feira, RTP – António José Seguro vs. João Cotrim de Figueiredo
28 de novembro, sexta-feira, TVI – André Ventura vs. Catarina Martins
29 de novembro, sábado, SIC – Luís Marques Mendes vs. Jorge Pinto
30 de novembro, domingo, SIC – João Cotrim de Figueiredo vs. António Filipe
1 de dezembro, segunda-feira, RTP – António José Seguro vs. Jorge Pinto
2 de dezembro, terça-feira, TVI – António Filipe vs. Henrique Gouveia e Melo
3 de dezembro, quarta-feira, RTP – António José Seguro vs. Luís Marques Mendes
4 de dezembro, quinta-feira, TVI – Catarina Martins vs. João Cotrim de Figueiredo
6 de dezembro, sábado, SIC – António José Seguro vs. Catarina Martins
7 de dezembro, domingo, TVI – João Cotrim de Figueiredo vs. Luís Marques Mendes
8 de dezembro, segunda-feira, RTP – António Filipe vs. Jorge Pinto
9 de dezembro, terça-feira, SIC – Henrique Gouveia e Melo vs. António José Seguro
10 de dezembro, quarta-feira, RTP – Catarina Martins vs. António Filipe
11 de dezembro, quinta-feira, SIC – André Ventura vs. Jorge Pinto
12 de dezembro, sexta-feira, RTP – Luís Marques Mendes vs. Catarina Martins
13 de dezembro, sábado, RTP – André Ventura vs. António Filipe
15 de dezembro, segunda-feira, RTP – Henrique Gouveia e Melo vs. André Ventura
19 de dezembro, sexta-feira, SIC – João Cotrim de Figueiredo vs. André Ventura
20 de dezembro, sábado, TVI – António José Seguro vs. António Filipe
21 de dezembro, domingo, RTP – Catarina Martins vs. Jorge Pinto
22 de dezembro, segunda-feira, TVI – Henrique Gouveia e Melo vs. Luís Marques Mendes














